1 – Espere
Dentro do possível espere que todo processamento seja feito para que o notebook travando resolva a questão por si mesmo.
Normalmente esse processo demora até trinta minutos e o sistema terá feito a recuperação do que propiciou o travamento.
2 – Aplicativo travado
Caso um aplicativo tenha parado de funcionar, travando inclusive o próprio notebook, o ideal é que o aplicativo seja forçado a ser encerrado.
3 – Vírus e malwares travam o notebook
É possível que algum vírus tenha se instalado e, por causa disso, a lentidão se processa dificultando o acesso aos dados desejados.
Desta forma, não são comandos que vão dar um jeito na situação e sim um bom antivírus para a manutenção da segurança do seu aparelho.
4 – Desfragmentar o disco rígido
Conforme vamos usando o sistema operacional do computador, os arquivos ficam guardados em espaços menores do disco e aqueles que vão ficando separados podem causar um sério problema de deixar o notebook travando.
Quando essa desorganização chega a promover a lentidão, a única alternativa é utilizar a desfragmentação para organizar o disco.
5 – Verifique o funcionamento dos componentes
Se algum componente que faz parte do seu notebook estiver com defeito ou alocado de maneira errada, influenciará na lentidão e no travamento do computador.
Neste caso é realmente importante que uma assistência técnica faça a avaliação para você, pois diminui as possibilidades de danos maiores no seu notebook. Aproveite e entre em contato com a ISATEK para obter ajuda.
6 – Reinicie o sistema operacional
Notebook Travando: o Que Pode Ser?
Caso seu notebook não queira ligar por estar com o dispositivo de iniciar com problemas, então é válido o próprio sistema iniciar uma tela própria para reparo e assim inicializar de modo correto o sistema.
7 – Programas que travam o notebook
Para que possa observar melhor os programas que podem deixar seu notebook travando, entre no gerenciador de tarefas e avalie o desempenho dos principais programas instalados.